terça-feira, 1 de julho de 2008

10 K DA CRATERA UMA MARCA QUE SE CONSOLIDA


I e II CORRIDA DA CRATERA DE COLÔNIA
-10 K DA CRATERA-


Na VIRADA ESPORTIVA 2007, dia 22 as 14 horas, em Parelheiros, mais de 100 atletas disputam a I 10 K DA CRATERA que estabeleceu um roteiro passando através da Cratera de Colônia.
A Cratera, situada cerca de 40 Km da Praça da Sé, em Parelheiros é resultado da queda de um corpo celeste a mais de 30 milhões de anos. É tombada pelo patrimônio cientifico e histórico do Município e do Estado. O que poderíamos denominar o “sistema da Cratera” tem cerca de 10 KM2 no interior abriga produtores agrícolas, um presídio e o loteamento irregular de Vargem Grande. Tanto o presidio como o loteamento possuem cronograma de regularização.
O evento esportivo aponta se consolidar no calendário da cidade. É parte de um conjunto de ações iniciadas com a I Conferência Cientifica da Cratera e iniciativas para regularizar a ocupação deste monumento. Estas ações, com ativa participação da comunidade, buscam consolidar o “sistema da cratera de colônia” como um patrimônio cientifico, histórico, cultural e base da economia. Neste contexto temo:

1-Consolidação do Parque Natural da Cratera de mais de 500 mil metros quadrados.
2-A desativação do Presídio da Cratera esta na agenda do governo Estadual como prioridade e em parceria com o Município transformá-lo em centro cientifico educativo e da economia local.
3-Para estimular vocações científicas e valorizar a região a Prefeitura constrói um Centro de Educação Integrada (CEU) com um Planetário.
4-Uma das casas histórica mais antiga da borda da Cratera esta em fase de recuperação para transformá-la em Centro de Referencia e Informações da Cratera.
Para facilitar a locomoção dos moradores ao CEU esta em fase de consolidação uma Ciclovia e já construído um Bicicletário.
Os jovens e empreendedores da antiga Colônia alemã se organizaram e conjuntamente com a comunidade, em 2008 realizam a III COLONIA FEST, colocando-a no Calendários de Eventos da Cidade. Recordando que junto a Colonia esta o mais antigo Cemitério Protestante do país em fase de tombamento pelo patrimônio histórico municipal.
Para fortalecer esta estratégia de resgate regional em outubro de 2007 o Subprefeito de Parelheiros estabeleceu intercambio com o Prefeito Herman Faul de Nordlingen Cratera de Ries na Alemanha, para abrir caminhos de intercambio entre estas Crateras Irmãs.
Em 2008 a II 10 K DA CRATERA se realiza dia 29 de junho como parte da III Colônia Fest. No campo cientifico, ainda em 2008 esta na agenda a realização da I Semana "Conhecendo Ceus e Terra" com o workshop II Conferência Cientifica da Cratera.

Nenhum comentário: